- Com base no panorama de leitura apresentado por Abreu, descreva os espaços de leitura no mundo contemporâneo.
R: Em casas, bibliotecas públicas ou escolas. Nas residências, o local preferido parece ser o sofá; nele homens e mulheres instalam-se para ler solitariamente ou abraçam-se enquanto olham para um mesmo livro.
- Como se explica a expressão: “leem sozinhos em um ambiente que é de todos” (p.10).
R: Lêem para passar o tempo ou para descansar. Para ele, a leitura só será prazerosa se permitir o uso dessas possibilidades interativas, dando a ele plena liberdade de interferir no texto, estabelecendo uma ordem textual própria, suas conexões entre os personagens, reescrevendo as histórias, modificando a estrutura, os rumos das narrativas e o modo de convivência entre os personagens, trocando suas posições nas narrações, sempre que possível, transformando heróis em bandidos, vilões em mocinhos, amigos em rivais, vice-versa, apresentando múltiplas alternativas para cada situação narrada nas tramas (construindo enredos com múltiplas versões), dialogando diretamente com as narrativas, graças à interatividade. A leitura funciona como jogo textual a ser jogado conforme as escolhas preestabelecidas pelo jogador.
- A pesquisa deixa claro que, nos últimos anos, têm sido enfrentados falsos problemas e tem se deixado de lado questões fundamentais. Procure em jornais, revistas ou internet outros dados sobre a leitura no Brasil e compare com os dados de Márcia Abreu.
Motivo por não terem lido livros nos último ano:
Motivo
|
%
|
População
|
Por falta de tempo
|
29
|
22,2 milhões
|
Não é alfabetizado
|
28
|
21,6 mihões
|
Por desinteresse ou não gostar de ler
|
27
|
21 milhões
|
Não ter dinheiro
|
7
|
5,1 milhões
|
Falta de biblioteca por perto
|
4
|
3,2 mil
|
Não havia onde comprar
|
2
|
1,3 mil
|
Por problemas de visão ou doença
|
1
|
924 mil
|
Não costuma ler
|
15
|
11,6 milhões
|
Não sabe ler ou não informou
|
3
|
Dificuldades de acesso estão às principais alegações de quem já é leitor. Estes apontam a falta de dinheiro (18%), de bibliotecas (15%) e de livrarias (8%).
Quem já é leitor também justifica não ler mais por falta de tempo (57%), preferência por outras atividades (33%) ou desinteresse (18%).
Canais do mercado para acesso ao livro:
Canais
|
%
|
População
|
Livrarias
|
35
|
32 milhões
|
Bancas
|
19
|
17,3 milhões
|
Sebos
|
9
|
8,2 milhões
|
Feiras de livro
|
9
|
8,1 milhões
|
Igrejas
|
6
|
5,9 mil
|
Supermercados
|
5
|
4,3 mil
|
Vendedores ambulantes
|
4
|
4,1 mil
|
Internet
|
4
|
3,6 mil
|
Escola
|
4
|
3,3 mil
|
Lojas de departamentos
|
2
| |
Porta a porta
|
2
| |
Outros
|
1
|
A escola aparece como o 2° canal para a compra de livros indicados por ela ( em seguida, as feiras de livros).
Nas pequenas cidades, igrejas, escolas e venda porta a porta tem papel mais relevante na venda de livros.
R: Compreensão de leitura não é somente decodificar códigos, letras, palavras; como também ter uma leitura do mundo, entender é aproveitar as mensagens que as leituras passam, sejam elas textos, imagens, notícias, ações e atitudes, ou seja, é um ato que implica vários tipos de conhecimento, tais como: compreensão do vocabulário, capacidade seletiva, conhecimento prévio, entre outros.
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