segunda-feira, 25 de junho de 2012

  1. Com base no panorama de leitura apresentado por Abreu, descreva os espaços de leitura no mundo contemporâneo.

R: Em casas, bibliotecas públicas ou escolas. Nas residências, o local preferido parece ser o sofá; nele homens e mulheres instalam-se para ler solitariamente ou abraçam-se enquanto olham para um mesmo livro.

  1. Como se explica a expressão: “leem sozinhos em um ambiente que é de todos” (p.10).

R: Lêem para passar o tempo ou para descansar. Para ele, a leitura só será prazerosa se permitir o uso dessas possibilidades interativas, dando a ele plena liberdade de interferir no texto, estabele­cendo uma ordem textual própria, suas conexões entre os personagens, reescrevendo as histórias, modificando a estrutura, os rumos das narrativas e o modo de convivência entre os personagens, trocando suas posições nas narrações, sempre que possível, transformando heróis em bandidos, vilões em mocinhos, amigos em rivais, vice-versa, apresentando múltiplas alternativas para cada situação narrada nas tramas (construindo enredos com múltiplas versões), dialogando diretamente com as narrativas, graças à interatividade. A leitura funciona como jogo textual a ser jogado confor­me as escolhas preestabelecidas pelo jogador.

  1. A pesquisa deixa claro que, nos últimos anos, têm sido enfrentados falsos problemas e tem se deixado de lado questões fundamentais. Procure em jornais, revistas ou internet outros dados sobre a leitura no Brasil e compare com os dados de Márcia Abreu.

Motivo por não terem lido livros nos último ano:


Motivo
%
População
Por falta de tempo
29
22,2 milhões
Não é alfabetizado
28
21,6 mihões
Por desinteresse ou não gostar de ler
27
21 milhões
Não ter dinheiro
7
5,1 milhões
Falta de biblioteca por perto
4
3,2 mil
Não havia onde comprar
2
1,3 mil
Por problemas de visão ou doença
1
924 mil
Não costuma ler
15
11,6 milhões
Não sabe ler ou não informou
3


Dificuldades de acesso estão às principais alegações de quem já é leitor. Estes apontam a falta de dinheiro (18%), de bibliotecas (15%) e de livrarias (8%).
Quem já é leitor também justifica não ler mais por falta de tempo (57%), preferência por outras atividades (33%) ou desinteresse (18%).

Canais do mercado para acesso ao livro:


               Canais
%
População
Livrarias
35
32 milhões
 Bancas
19
17,3 milhões
Sebos
9
8,2 milhões
Feiras de livro
9
8,1 milhões
Igrejas
6
5,9 mil
Supermercados
5
4,3 mil
Vendedores ambulantes
4
4,1 mil
Internet
4
3,6 mil
Escola
4
3,3 mil
Lojas de departamentos
2

Porta a porta
2

Outros
1


A escola aparece como o 2° canal para a  compra de livros indicados por ela ( em seguida, as feiras de livros).
Nas pequenas cidades, igrejas, escolas e venda porta a porta tem papel mais relevante na venda de livros.





R: Compreensão de leitura não é somente decodificar códigos, letras, palavras; como também ter uma leitura do mundo, entender é aproveitar as mensagens que as leituras passam, sejam elas textos, imagens, notícias, ações e atitudes, ou seja, é um ato que implica vários tipos de conhecimento, tais como: compreensão do vocabulário, capacidade seletiva, conhecimento prévio, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário