segunda-feira, 25 de junho de 2012

PROJETO ARTE MUSICAL


APRESENTAÇÃO

A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está presente na vida das pessoas. A Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.              Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. Assim, é patente em todas as esferas de nossa sociedade que a Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.
Sabendo que a Música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano dos alunos e é vista por eles como uma atividade prazerosa faz com que venha propor um trabalho diferenciado com desse “Projeto Música na Escola”, que deverá ser desenvolvido pelos professores do ensino fundamental.
A Arte da Música contribui para a criação de relacionamento sócio-cultural dos estudantes e bom relacionamento entre comunidade e a Escola.
Trabalhar com música na Educação é um fazer artístico. Os ganhos que a prática musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos, e para a vida toda.

JUSTIFICATIVA

De acordo com as diretrizes curriculares, o som é a matéria prima da música; porém, a simples percepção e memorização dos sons não caracterizam o conhecimento musical, objetiva a educação dos sentidos e não está dissociada do lugar onde é composta e interpretada, nem está desarticulado dos valores de um determinado grupo social. E ao trabalhar os conhecimentos musicais, devem-se considerar os saberes específicos dessa linguagem e priorizar a escuta consciente, ou seja, aquela capaz de perceber a distribuição dos sons de maneira sucessiva e simultânea, trabalhando também as prioridades do som: timbre, intensidade, altura e duração, bem como suas variações. Portanto, faz-se necessário um trabalho constante com músicas para desenvolver a atenção, a memória e o raciocínio dos alunos.
A Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades. Isso deve ser feito sempre por meio do incentivo a criatividade e conhecimento de boas experiências.
Por meio da Educação Musical há a possibilidade de se proporcionar ao educandos a vivência com outros contextos sócio-culturais. Destaca-se ainda a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o aprendizado de músicas em outras línguas.
A presente proposta servirá para desenvolver a auto-estima, valorizar os dons apresentados para a musicalização e contribuirá fortemente para melhoria da disciplina das crianças e adolescentes. 

OBJETIVOS

Desenvolver no aluno a sensibilidade artística e musical, construindo um novo olhar diante das diferentes formas de  produzir música, valorizando recursos alternativos para a prática da música na escola.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos alunos à socialização através da música, para que possam descobrir seu corpo como elemento criador de música. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Reconhecer a importância da música na nossa vida;
ü  Desenvolver a criatividade e a habilidade de interpretar letras de músicas populares;
ü  Identificar vários instrumentos;
ü  Despertar o gosto pela música e suas expressões;
ü  Oportunizar através desta experiência, o ingresso dos alunos na arte musical;
ü  Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação e memória;
ü  Desenvolver a capacidade criativa com a prática de canto coral; 
ü  Conhecer as diversidades musicais;
ü  Perceber a importância da música como cultura;
ü  Apresentar diversos ritmos musicais, bem como apreciá-los e identificá-los;
ü  Estimular os talentos na arte musical;
ü  Estimular a linguagem, respiração correta e enriquecimento de vocabulário;
ü  Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em grupo;
ü  Possibilitar o direcionamento vocacional para a música;
ü  Orientar as pessoas em como criar instrumentos com materiais comuns do dia-a-dia;
ü  Promover vivências sonoras com os participantes, possibilitando novas descobertas através dos instrumentos construídos e tocados por eles mesmos;
ü  Despertar, principalmente, em jovens e crianças, a curiosidade em descobrir novos sons e timbres e o conhecimento de diversos instrumentos;
ü  Ministrar oficinas integradas às atividades do Espaço Cultural, proporcionando todos os meios para a construção e utilização de objetos sonoros,
ü  Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção, criatividade e cooperação.

RESULTADOS

Espera-se que ao final da experiência do projeto “Arte Musical”, os alunos possam estar mais voltados à arte musical e que tenham desenvolvido múltiplas experiências sensoriais, perceptivas e expressivas, favorecendo assim o seu desenvolvimento.

PÚBLICO ALVO

Estudantes do ensino fundamental e médio.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

O Projeto será desenvolvido meio de disciplina específica com enfoque em atividades práticas e lúdicas, e também por meio de trabalhos extra-classe.
O desenvolvimento do Projeto consiste em etapas distintas e seqüenciais. A primeira se refere ao nivelamento e capacitação dos professores que trabalham esse tema na Escola, e contará com o envolvimento de todos os demais servidores interessados. .
Assim, posteriormente à capacitação dos professores, ocorrerá a segunda, quando a Música será trabalhada nas aulas de instrumentos musicais e teoria.  Essas duas primeiras Etapas servirão de encaminhamento para inserção da Música dentro do dia-a-dia das Escolas, para formação de recursos humanos.
Na terceira serão realizadas atividades de relaxamento, respiração e aquecimento vocal.
Na quarta será a construção de instrumentos musicais feito com diversos tipos de materiais.
A quinta etapa será com a comemoração da Semana da Música, em novembro, oportunizando por meio desse Projeto a criação de uma nova data comemorativa no calendário da escola.
Haverá seleção das letras das músicas através do interesse dos grupos de alunos, e com enfoque nos temas transversais incluídas no currículo escolar: ética, cidadania, pluralidade cultural, cultura afro-brasileira, cultura ítalo-brasileira, dentre outras.


Segue cada etapa do projeto:
            Esse Projeto estará focado na Música com enfoque bastante amplo, através de atividades em classe e extra-classe, sendo que nas aulas serão trabalhados conteúdos integrantes do currículo escolar, enfatizando os temas transversais: cidadania, ética, pluralidade cultural, cultura afro-brasileira, meio ambiente, vida familiar e social, sempre com ênfase na prática e de atividades lúdicas.

  1. Respiração e Movimento:
  2. Deve-se iniciar com exercícios de relaxamento do corpo e do rosto, onde cada parte deve receber atenção especial. Soltar as articulações de todo o corpo e soltar a musculatura e ossos da face, fazendo caretas (primeiramente sem sons e depois com sons), para que toda a tensão seja eliminada e o corpo fique predisposto a realização de exercícios. Em seguida, todos ao mesmo tempo criam movimentos livres com o corpo e com o rosto, emitindo sons. Na sequência, cada aluno cria um movimento e todos imitam, procurando ficar atentos às sensações corporais internas.
  1. Respiração e Ressonância:
  2. Em pé e em círculo, fazer exercícios de respiração com foco  na expiração, para ampliar a capacidade respiratória e escutar a presença de cada um (respirar profundamente e soltar em ssssss, em fffff, em xxxxx). Em seguida, criar um movimento de expansão da musculatura junto com a respiração.
  1. Aquecimento Vocal:
  2. Emitir sons onomatopéicos dando entonações diferentes. Ex: huuummm..., uaaauuu!!!, hei!, hã-hã!, uuuii!, etc. Emitir o som de uma sílaba e uma vogal, aumentando e diminuindo a tonalidade (ex: emitir as notas dó mi sol mi dó) utilizando as sílabas: vi u vi u vi, de ô de ô de,  ma ô ma ô ma e assim por diante. O professor deve trabalhar com os tons de acordo com a região vocal confortável para o grupo.
  1. Pulso e Contratempo:
  2. andar livremente pela sala seguindo o pulso do trecho musical que estão ouvindo e batendo palmas. Quando mudar o trecho da música, todos acompanham a mudança de pulso.
Como fazer: 1. Começa por cortar o tubo plástico (tipo PVC) em vários bocados, onde o maior tenha, por exemplo, cerca de 30 cm. 2. Depois vai reduzindo o tamanho em cerca de 2cm. Corta 10 tubos. Se utilizares estas medidas, gastas cerca de 2,10 metros de tubo, mais o desgaste da serra. Assim o maior terá 30cm e o mais pequeno 12cm. O GENEBRES tem duas pegas: uma de pescoço (este instrumento toca-se pendurado ao pescoço) e outra de mão, destinada a esticar o GENEBRES. Do tubo restante, corta as duas pegas com cerca de 10cm cada. Agora, utilizando um berbequim (cuidado se for eléctrico) começas por furar o tubo mais pequeno. Estes furos destinam-se a passar a corda que os vai unir. Para que os tubos não fiquem juntos uns aos outros, tens de utilizar um separador. Corta bocadinhos de caneta de feltro com cerca de 1cm cada. Não te esqueças de tirar o feltro da caneta. Finalmente para montares o teu GENEBRES, basta enfiares o cordel pelos tubos, colocando um separador de cada lado, entre cada um deles. 
Como fazer: 1. Peça para um adulto abrir quatro fendas nas laterais do prato de vaso, usando uma serrinha manual (dando um espaço de 8 a 10 cm entre uma fenda e outra). 2. Com um prego, faça um furo acima e um abaixo de cada fenda. 3. Fixe um pedaço de arame nos furos de cima e perfure o meio das tampinhas achatadas de garrafa. 4. Prenda o arame nos buracos de baixo, fixando bem as tampinhas


1ª Etapa – Oficinas de Músicas

As “Oficinas de Música” serão realizadas no primeiro semestre do ano, aos finais de semana, e terá como objetivo proporcionar um repasse de informações sobre o “Projeto Arte Musical” a todos os participantes e executores.
Nos encontros, haverá um nivelamento e atualização dos conhecimentos do profissional de educação, com ênfase na Música. Esse trabalho de nivelamento dos conhecimentos e repasse das metas e ações do “Projeto Arte Musical” serão feitas sempre com intuito de proporcionar aos participantes que estarão envolvidos na sua execução do Projeto como recurso pedagógico na formação integral de nossas crianças e adolescentes.
Essas “Oficinas de Música” proporcionarão ao professor o conhecimento da Música, que será apresentada como componente curricular por meio da “Disciplina de Música”. Essa Etapa terá como meta propiciar aos participantes a aquisição de conhecimentos musicais por meio das informações sobre a Música, por meio de aulas teóricas e práticas, com utilização de dinâmicas e apresentações ao vivo.
O nivelamento buscará atender a diversidade dos profissionais envolvidos no Projeto.

2ª  Etapa – Desenvolvimento do projeto

A “Disciplina de Música” tem como base a Educação Musical Profissionalizante, abordando em diferentes graus os seguintes assuntos: (1) composição, (2) regência, (3) canto, (4) instrumento, (5) fanfarra e (6) sonoplastia.
Essa Disciplina deverá apresentar aos alunos as diversas possibilidades de aperfeiçoamento e prática musical, com concentrações em composição e práticas interpretativas: sopros (tuba, trombone, trompete, trompa, saxofone, clarinete, oboé, flauta etc.), percussão, cordas dedilhadas (harpa e violão), arco (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) e teclado (piano e órgão).
A formação do professor de Música dará prioridade à valorização da pesquisa e da prática. O professor pode indicar aos alunos que pesquisem trabalhos e sites que falam sobre o tema.

3ª Etapa – Atividade: Relaxamento, Respiração e Aquecimento Vocal

A utilização de exercícios, técnicas, jogos e improvisos, permite aos alunos explorar e (re)conhecer os diferentes sons produzidos pelo corpo e pela voz.


4ª Etapa – Oficina de Construção de instrumentos musicais

Nessa etapa o aluno deverá confeccionar instrumentos com material reciclável pode ter início com o reconhecimento dos sons e suas nuances, depois com o reconhecimento dos instrumentos e a confecção dos mesmos. Os alunos deverão confeccionar os instrumentos sonoros com os materiais arrecadados e escolhidos por eles. Ex: chocalhos, tambores, ganzás, flautas d’água, pandeiros, baquetas, xilofones, etc. Fazer também a ornamentação dos mesmos utilizando tinta, adesivos, fitas, plástico, durex colorido e outros materiais.
Além de construir instrumentos de percussão não convencionais através de materiais reciclados, se pretende aprender a confecção de instrumentos tradicionais.
Após a confecção, os alunos deverão fazer uma experimentação com sons. Reunir todos os instrumentos para ouvir cada um e analisar as características de cada material: quais os que podem produzir sons curtos ou longos, quais podem variar a intensidade, se são graves, agudos, se podem ser afinados, se produzem apenas ruídos.

Segue alguns instrumentos para confecção:

o   Maracas
Materiais: Garrafas vazias, de vidro ou de plástico ou iogurte colados um ao outro; lata de leite em pó. Areia, pedrinhas ou sementes, fita-cola.
Como fazer: Arranja-se dois copos de iogurte previamente lavados e secos. Dentro de um deles coloca-se sementes, areia ou pedrinhas. Consoante a quantidade e o tipo de material a maraca soará de diferentes formas. Cola-se o outro no topo e cola-se os dois com fita-cola. 
Como tocar: Basta agitar e tentar acompanhar o ritmo de uma canção ou inventar outros para jogar ao passa o ritmo. 
o   Pau-de-chuva
Materiais: Tubo de papelão (rolo de papel toalha), 60 pregos, fita crepe, grãos e/ou sementes ou conchinhas, papel ou corda para decoração.
Como fazer: 1. Coloque um prego a cada centímetro seguindo a espiral do tubo. Vai precisar de cerca de 30 pregos para cada rolo. 2. Passe uma fita crepe em volta do tubo para segurar os pregos no lugar. 3. Corte dois círculos de papel um pouco maior que o furo central do tubo, cole um dos círculos em uma das pontas, cubra o círculo com fita crepe para selar, coloque um bom punhado de grãos de arroz ou de feijão dentro do tubo pelo lado aberto. 4. Coloque o segundo círculo de papel sobre a abertura do tubo e sele bem com fita crepe. 5. Decore com papel colorido ou pintura indígena e faça acabamento com corda.
Como tocar: Vire-o e ouça o barulho da chuva.
o   Marimba
Materiais: 8 garrafas de vidro transparente iguais, suporte de madeira,  barbante, água, anilina e vareta de metal.
Como fazer: 1. Coloque as garrafas em linha reta e encha totalmente a oitava  garrafa (da esquerda para a direita) com água. 2. Percuta a primeira garrafa com a vareta de metal e afine as demais com o auxílio de um teclado, colocando  a quantidade necessária de água para cada nota. 3. Amarre as garrafas com barbante no suporte de madeira.
Como tocar: Percutir as garrafas obtendo notas variadas e pequenas melodias
o   Sax
Materiais: 40 cm de cano fino de PVC, fita-crepe e 1 garrafa de plástico
Como fazer: 1. Com uma régua, meça 3,5 cm da ponta do cano e faça uma marca. 2. Faça um corte em diagonal a partir da ponta do cano até a sua marca. 3. Use um pedacinho de garrafa de plástico no formato da ponta cortada do cano e fixe-o com fita-crepe. 
Como tocar: Cubra a parte de fita-crepe com a boca e assopre devagar até sair som.
o   Genebres
Materiais: 2,4 m de tubo plástico, 30 cm de cana seca, 2 m de cordel, canetas de feltro velhas, serra, furador, tesoura, berbequim com broca de 3 mm e lixa nº150.
o   Chocalho
Materiais:1 latinha de refrigerante ou 1 garrafa pet, pedrinhas, lacres ou sementes, fita adesiva e durex colorido para ornamentar.
Como fazer: 1.Lave a latinha de refrigerante ou corte a garrafa, retirando a parte do meio e encaixe o fundo na parte de cima fixando com fita adesiva. 2.Pelo furo (ou pela boca da garrafa), coloque muitas pedrinhas, lacres ou sementes, até preencher cerca de 1/3 da latinha ou da garrafa. 3.Tape o furo com a fita adesiva e decore.
Como tocar: Balance o chocalho no ritmo da música.
o   Pandeiro
Materiais: 1 prato de vaso, 8 tampinhas achatadas e arame
o   Flauta d’água
Materiais: 30 cm de cano fino de PVC, fita-crepe e 1 bexiga
Como fazer: 1. Encaixe o bico da bexiga inteiro na ponta do cano e fixe com fita-crepe. 2. Coloque um pouco de água dentro da bexiga.
Como tocar: Encha a bexiga de água. Depois, assopre a parte aberta do cano, buscando a embocadura ideal, e toque uma nota de cada vez. Puxe a bexiga enquanto toca para conseguir notas diferentes.

5ª Etapa- Apresentação Musicais

Comemoração “Semana da Música”, no mês de novembro, com apresentações de corais, bandas e outros grupos musicais.
Essa programação será um momento importante, onde os estudantes poderão apresentar seu aprendizado. Por meio dessas atividades extra-classe, o aluno terá a oportunidade de mostrar seu aprendizado adquirido em sala de aula com a música e dança, o que certamente servirá para resgatar a auto-estima, aumento da confiança, e valorização do trabalho em equipe e convívio social da criança, melhorando a integração do educando com sua comunidade e a Escola.


AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

O processo de avaliação deve ocorrer durante todo o desenvolvimento das atividades, através da observação dos alunos, de acordo com a participação de cada um, investigando a evolução e a construção do pensamento em relação à música. Avaliar a criatividade e a originalidade demonstradas no processo de construção dos resultados. Debates sobre a atuação do grupo, acompanhado de uma auto-avaliação. É muito importante que os instrumentos de avaliação sejam flexíveis, diversificados e adequados à exploração das práticas musicais, considerando alguns parâmetros, como: elementos de criação, elementos de expressão e conhecimento reelaborado.

CRONOGRAMA

Durante todo ano letivo

Vídeos:

Grupo Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musica. Melodias e diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia.






Construção de Instrumentos Musicais:

Pau-de-chuva

 Pandeiro


Chocalho


Marimba


Flauta de pã





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