quarta-feira, 15 de junho de 2011

Filme - Narradores de Javé

Sinopse: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.





Depois de assistir o flime Narradores de Javé, foi  passado um roteiro de análise do mesmo, baseado na disciplina Políticas Culturais com os seguintes temas: Audiovisual, Preservação e Memória e Inclusão da Diversidade, a partir das seguintes permissas:

Questão 1 - Políticas para o audiovisual: O cinema brasileiro desde o Cinema Novo buscou expressão, linguagem e mecanismos de produção próprios. Como o filme se relaciona com a tradição do audiovisual brasileiro quanto à temática e aos mecanismos de produção?  

R: O filme confronta o público que o assiste com uma variedade de significados que emergem das vivências de seus personagens. Ele nos permite questionar os modelos de interpretação da história e as visões lineares que se apóiam em uma linha evolutiva do desenvolvimento humano, marcada por sucessões de fatos que se  encaixam nos modelos escolhidos, apagando  conflitos, temores, esperanças e motivações  de homens e mulheres. Esse apagamento nega as suas presenças enquanto sujeitos históricos que se constroem e se reconstroem na dinâmica da vida social. A produção cinematográfica, como recurso didático, possibilita o debate Historiográfico a medida em que ela projeta interpretações. O filme traz um conhecimento que também é produzido, assim como o é aquele que chamamos de histórico. Nessa ótica, a linguagem cinematográfica pode expressar um conhecimento elaborado a partir das inserções sociais e políticas de seus diretores e adaptadores. Por outro lado, as leituras que faz são informadas pelos referenciais teórico-metodológicos, que nos coloca como sujeitos do conhecimento que produzimos. As leituras também são informadas pela própria historiografia e pelas vertentes com as quais dialogamos um diálogo que se reconstrói nas relações entre linguagens cinematográficas, produções historiográficas e nossas próprias interpretações.

Questão 2 - Preservação e memória: A preservação da memória na contemporaneidade não se restringe a um confronto com o novo, mas ressignifica o passado e projeta o futuro. Como isso se dá no filme?
R: O “progresso” chegaria ao sertão baiano, trazendo consigo as águas, inundando as ruas daquela cidadezinha, destruindo as casas, a igreja – o espaço de pouca, mas de toda gente que lá estava. A comunidade reuniu-se para tentar salvar Javé do dilúvio que se anunciava. E a única solução seria transformar o vilarejo em patrimônio histórico, de maneira que ele fosse tombado e, assim, não pudesse ser engolido pelas águas do desenvolvimento. Para os moradores de Javé, seria uma tarefa difícil, já que eles não conseguiam visualizar algo que fosse realmente importante e digno de ser eternizado. A única riqueza daquele lugar eram os casos tradicionalmente contados sobre o Vale de Javé – segundo os moradores de lá, algo de grande valia. Decidiu-se, então, fazer um “dossiê científico”, um livro que documentasse os grandes e nobres feitos dos habitantes do vale. Porém, num espaço habitado por talentosos contadores de história – mas, em sua maioria, analfabetos ou semi-analfabetos – quem escreveria tal documento? O trabalho caberia a Antônio Biá, um malandro de caráter duvidoso, odiado por quase todos devido às traquinagens que já havia cometido. No entanto, essa crença é dissipada pelas memórias dos próprios moradores, que narram à origem do lugar de forma distinta e multifocalizada.

Questão 3 - Inclusão da Diversidade: As políticas voltadas para a cultura e a diversidade são resultantes das lutas, conquistas e efetivação de direitos específicos e do princípio de que a diversidade cultural é tão importante quanto a biodiversidade, como esses aspectos são abordados pelo filme?
R: Os aspectos abordados são a formação cultural de um povo; heranças históricas; crenças; valores; oposição entre memória, história, verdade e invenção; importância da oralidade na construção cientifica; dimensão da escrita e da fala; confronto entre o progresso e as tradições do vilarejo. Os relatos em tom de fábula dos moradores, que não conseguem se entender entre suas versões, os casos contados, a verdadeira fundação de Javé, o papel e a forma da morte de Indalécio, seu fundador, e da participação de Maria Dina, tornam-se perceptível no decorrer das cenas do filme que, as lendas e os contos contribuem para a formação cultural de um povo na medida em que edificam uma maneira de viver de determinadas pessoas na sua moral ou na sua forma de agir através dos hábitos, costumes e pela linguagem pitoresca da região.







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