Escola Estadual Eraldo Tinoco
Salvador – Ba
Disciplina: Língua Portuguesa Série: 7ª
Profª. Juliana
A escola contem 60 salas de aulas, todas com cadeiras e quadro branco, um laboratório de informática com aproximadamente vinte cinco computadores e um professor responsável pela manutenção dos micros, um laboratório de ciências onde são realizadas as aulas praticas de ciência, possui ainda três pavilhões, no térreo que funcionam três salas de aulas, a cantina, direção, coordenação, área de recreação e quadra esportiva, no segundo andar funciona mais salas de aula, laboratório de informática, banheiros e laboratório de ciências, no último andar funciona o restante das salas de aulas, banheiros, sala de vídeo. Apresenta um bom espaço físico, com área de lazer para os alunos, as salas são amplas e arejadas, com uma boa iluminação e acústica.
A escola desenvolveu um trabalho que se encaixasse com a comunidade afim de desenvolver condições para que todos os alunos possam desenvolver suas capacidades e aprender os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e diversificação cada vez mais ampla, para o exercício da cidadania de uma sociedade democrata e não excludente.
O objetivo do plano de aula é formar aluno que não seja mero repetidor de conceitos, mas alguém que reflita sobre a linguagem para poder compreendê-la e utilizá-la apropriadamente. Os recursos utilizados para o aprendizado e desenvolvimento do aluno foram: provas e as produções textuais, interesse do aluno, participação, registro da aula, organização do material e realização das tarefas propostas. Os alunos demonstraram interesse na compreensão dos textos orais, analisando criticamente, conseguem produzir textos orais, sabem escrever utilizando os padrões escrito, relativos á paragrafação, pontuação e outros sinais gráficos.
O professor deve “ensinar” ou “educar” os seus alunos. Muitos dizem que os pais devem educar, e os professores apenas ensinar. Porém, a realidade acaba sendo outra. No fim das contas os professores acabam também educando os seus alunos. Talvez o ideal fosse procurar o equilíbrio nesta questão: uma cooperação entre pais e professores. O professor, para que possa cumprir com sua tarefa, deve ser um pouco educador, conhecedor do conteúdo que tentará ensinar aos alunos, compreensivo a ponto de conhecer as suas dificuldades, consciente das deficiências no ensino e, principalmente, conhecedor de um método baseado em todas as dificuldades já expostas anteriormente, para que possa levar o conhecimento e ver o resultado do seu trabalho absorvido pela maioria possível de alunos. O professor deve ser flexível, buscar alternativas e usar muito a criatividade. Paciência e dedicação também são muito importantes na execução de sua tarefa. Para superar as dificuldades encontradas pode-se analisar da seguinte forma: - Explicar projeto e possibilidade de adesão e prazos para cumprimento do projeto; aluno responde o primeiro questionário; aluno faz leitura do primeiro texto e responde as questões levantadas pelo professor; professor verifica as questões respondidas e interage nesse processo de aprendizagem; finalidade desse projeto que o aluno se interesse na resposta correta,buscando assim, o professor para discutir sobre as questões em aberto, levando ao professor avaliar a resposta e sua participação na discussão, esse sistema faz com o aluno tenha esforço na superação das dificuldades encontradas bem como o comprometimento desse aluno no processo de aprendizagem.
E, finalizando, o professor deve ter muita consciência de sua responsabilidade, pois ser professor não é um trabalho como outro qualquer, uma vez que de suas instruções e intenções depende talvez o futuro de muitos alunos, que poderão também vir a ser os futuros professores. E por isso deve ter muito cuidado, pois um professor geralmente “ensina da maneira que aprendeu”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário